Mais do que uma dieta, low carb é uma intervenção terapêutica extremamente eficaz no controle e reversão de doenças associadas a resistência à insulina: diabetes, esteatose hepática, hipertrigliceridemia, Síndrome dos Ovários Policísticos e obesidade.

O termo low carb é um espectro. Vai desde uma restrição mais severa (Very Low Carb – VLC – ou cetogênica) até a restrição moderada (menos de 45% das calorias como carboidratos). A sua definição é arbitrária, entretanto, necessária.

Dieta moderada em carbs: até 45% carbs;

Dieta LCHF: <26% ou <130g de carbs;

Very Low Carb (Keto): 20-50g de carbs por dia ou < de 10% de carbs

Ela tem como princípio o consumo de comida de verdade, ou seja, os produtos industrializados não fazem parte da rotina alimentar.

Ao contrário do que pensam, a base da alimentação não é gordura e proteína, e sim LEGUMES e VEGETAIS. Alimentos densos do ponto de vista nutricional.

Posteriormente, CARNES e OVOS. E, por mais que o senso comum ache o contrário, os estudos mostram que a quantidade de proteína ingerida se mantém relativamente constante.

GORDURAS. Não entram no cardápio os óleos vegetais, apenas a gordura de fonte natural. Sim, isso inclui a gordura saturada também.

A PROPORÇÃO das calorias provenientes da gordura aumenta muito (algo esperado já que a quantidade de carboidratos diminui), mas a QUANTIDADE não necessariamente, principalmente para quem quer emagrecer! 

A diminuição da ingesta calórica ocorre naturalmente. Comer com fome. Não comer sem fome. É fato que as calorias não são todas iguais, com diferentes efeitos metabólicos dependendo da sua fonte, mas achar que elas são irrelevantes em um processo de emagrecimento também é uma ilusão. Fazer low carb não é suplementar gordura em tudo que se come e bebe.

Como cereja do bolo (low carb) - FRUTAS menos doces e NUTS. Dependendo dos objetivos, é possível consumir um pouco de tubérculos e frutas mais doces.  

A ABLC não considera a dieta low carb a única alternativa saudável. Muito menos acredita que todos devam seguir. O nosso objetivo é promover e divulgar informações corretas e embasadas cientificamente, para que todos tenham acesso a mais uma ótima estratégia terapêutica no tratamento e prevenção de diversas doenças crônicas.