Há um mito persistente de que, em low carb, o peso perdido é apenas de água e massa magra (músculos). Isso é, infelizmente, reproduzido por certos profissionais na mídia. Como sabemos que é mito? Porque os estudos científicos (ensaios clínicos randomizados) mostram que isso não é verdade. Vamos aos fatos?

 

  • TODA e qualquer dieta que promova emagrecimento pode produzir algum grau de perda de massa magra, não importa se for uma dieta da pirâmide alimentar, vegetariana, mediterrânea, low carb ou qualquer outra;

  • Há duas estratégias que são capazes de mitigar a perda de massa muscular durante o emagrecimento: exercício resistido (por exemplo, musculação), e manter o consumo de proteínas mais alto (o que deve ser discutido com o profissional de saúde);

  • Os mecanismos pelos quais as pessoas alegam que low carb “deveria” produzir perda de massa magra são irrelevantes. O que importa são os resultados dos experimentos, que mostram que o que se perde é fundamentalmente gordura.

  • E o que mostram os experimentos (ensaios clínicos)?

 

  1. Low carb não induz perda maior de massa magra do que outras dietas de perda de peso, ao mesmo tempo em que produz MAIS perda de massa gorda;

  2. Na vigência de aporte proteico e de exercício resistido, low carb produz perda única e exclusivamente de gordura, sem perda de massa magra.

  3. Em atletas de alto desempenho (ginastas olímpicos, levantadores de peso olímpico, praticantes de crossfit), low carb produz melhora da composição corporal, sem perda de desempenho nem de massa magra.

  4. É possível que low carb não seja a melhor estratégia para GANHO de massa magra (embora isso ainda esteja em discussão), mas dizer que o que se perde é músculo é factualmente incorreto.

 

As referências bibliográficas estão aqui (e não podem ser refutadas a não ser por um número maior de ensaios clínicos randomizados mostrando o contrário):

 

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6038311/

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3411406/

http://annals.org/aim/article-abstract/1900694/effects-low-carbohydrate-low-fat-diets-randomized-trial#.VAUHp-P2GXo.twitter

http://www.nutritionandmetabolism.com/content/3/1/9

http://commons.lib.jmu.edu/master201019/109

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23739654

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/6865775

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC425077/