Low carb e massa magra

Há um mito persistente de que, em low carb, o peso perdido é apenas de água e massa magra (músculos). Isso é, infelizmente, reproduzido por certos profissionais na mídia. Como sabemos que é mito? Porque os estudos científicos (ensaios clínicos randomizados) mostram que isso não é verdade. Vamos aos fatos?

 

Alimentação Low Carb: Apresentação

Mais do que uma dieta, low carb é uma intervenção terapêutica extremamente eficaz no controle e reversão de doenças associadas a resistência à insulina: diabetes, esteatose hepática, hipertrigliceridemia, Síndrome dos Ovários Policísticos e obesidade.

O termo low carb é um espectro. Vai desde uma restrição mais severa (Very Low Carb – VLC – ou cetogênica) até a restrição moderada (menos de 45% das calorias como carboidratos). A sua definição é arbitrária, entretanto, necessária.

Dieta Low Carb e Diabetes

A ABLC, em conformidade com as evidências científicas mais atuais, considera que a dieta low carb é a melhor intervenção terapêutica para pessoas com diabetes tipo 2, doença extremamente prevalente e caracterizada por resistência à insulina e intolerância à glicose.